Se você tem um cachorro, é quase certo que já ouviu falar sobre treinamento de obediência canina em algum momento. Este tipo de treinamento é uma boa ideia para todos os cães. Isso os tornará um cão mais calmo e confiante, além de torná-los muito mais fáceis de manusear e controlar por seus donos. Os cães que passam por treinamento de obediência geralmente são mais bem comportados e menos problemáticos do que os cães que não o fazem.

Neste artigo, examinaremos em profundidade o treinamento de obediência canina. O que é e em que difere de outros tipos de treinamento? Responderemos a essas perguntas, além de discutirmos os custos de treinamento, os diferentes caminhos que você pode seguir, quanto tempo você deve gastar em treinamento e muito mais.

O que é treinamento de obediência?

O treinamento de obediência é treinar seu cão para obedecer a comandos básicos necessários para manter o controle adequado do cão. Isso torna o cão mais seguro para o mundo e o mundo mais seguro para o cão.

De acordo com as diretrizes do American Kennel Club, existem no mínimo cinco comandos básicos que todos os cães devem conhecer e responder, que são:

  • Sentar
  • Ficar
  • Abaixo
  • Vir
  • Salto

Esses comandos constituem um treinamento básico de obediência, embora o treinamento de obediência possa ser muito mais profundo do que o básico. O treinamento de obediência consiste em ensinar seu cão como se comportar em situações e ambientes sociais.

Seu cão deve ser capaz de responder aos seus comandos, não importa onde esteja ou o que esteja acontecendo ao seu redor. Os cães mais bem treinados podem até mesmo deitar-se em uma rua movimentada e observar o dono se afastar, sem se mover até ver o sinal. Alguns cães são treinados para andar diretamente entre as pernas do dono quando estão em uma rua movimentada e cercada de pessoas.

 

O que diferencia o treinamento de obediência de outros tipos de treinamento?

O treinamento de obediência é considerado um dos tipos de treinamento mais importantes, pois ensina aos cães os fundamentos da obediência aos comandos. Também ensina seu cão como ser treinado. Ambos permitem que seu cão aprenda coisas muito mais avançadas no futuro, mas sem esses blocos básicos de treinamento de obediência, seu cão não será capaz de passar para outros tipos de tarefas e treinamento difíceis.

Além disso, o treinamento de obediência é um treinamento que pode salvar a vida do seu cão. Você nunca sabe quando seu cão responder ao seu comando em um instante pode significar a diferença entre a vida e a morte.

Considere também como o treinamento de obediência constrói o vínculo entre um cão jovem e um novo dono. Os cães devem começar o treinamento de obediência com 8 semanas de idade, tornando-se a oportunidade perfeita para um novo dono e seu cão começarem a formar esse vínculo estreito e duradouro.

 

Diferentes maneiras de fazer treinamento de obediência

Quando estiver pronto para iniciar o treinamento de obediência, você terá várias opções sobre como deseja proceder. A maneira mais barata de treinar seu cão para obediência é fazê-lo em casa, usando uma abordagem DIY. Um pouco mais caro, mas provavelmente um pouco melhor no geral em um ambiente de treinamento em grupo. Você pode levar seu cão para aulas regulares de treinamento de obediência, onde treinará junto com outros cães e pessoas.

Existem também algumas maneiras mais caras de ter um treinador particular cuidando do processo. Um treinador particular treinará seu cão sem toda a agitação de uma aula cheia de gente e cachorros. Ou você pode optar por um canil de treinamento ou uma escola de obediência canina, onde você deixa seu cão durante a semana e os treinadores realizam o treinamento de obediência sem sua contribuição.

Na verdade, decidir entre esses métodos se resume a duas questões: quanto esforço você deseja investir e que nível de ajuda profissional deseja ao longo do caminho?

 

Chaves para um treinamento de obediência bem-sucedido

Não importa o caminho que você tome, treinar seu cão sozinho ou contratar ajuda profissional, duas chaves são essenciais para o sucesso.

1.Consistência

Sem consistência, seu cão nunca se beneficiará do treinamento de obediência tão plenamente quanto poderia. Você precisará reforçar constantemente as mesmas regras da mesma maneira para que seu cão não fique confuso. Se você deixá-lo no sofá algumas vezes e outras não, ele não entenderá o que você quer. Da mesma forma, se você permitir que seu cachorro pule em você apenas com algumas roupas, ele não saberá quando pode ou não pular.

Junto com isso, você precisará ser consistente com os comandos. Escolha um único comando para cada ação e sempre use o mesmo comando quando estiver tentando fazer com que seu cão execute essa ação. Se você alterar os comandos, estará apenas confundindo seu cão quando ele realmente estiver tentando lhe dar o que você deseja.

Recompensas

Os cães não entendem naturalmente o que queremos deles . Para que consigam o que pedimos, precisam de algum tipo de sinal, que geralmente vem em forma de recompensa. As recompensas permitem que seu cão saiba que o que ele fez foi certo. Depois que seu cão associar uma recompensa a uma ação, você poderá fazer com que ele repita essa ação antes de receber uma recompensa.

É claro que as recompensas nem sempre precisam ser materiais. Guloseimas e brinquedos são ótimas recompensas, mas você também pode simplesmente oferecer muito amor e elogios quando seu cão faz algo certo. Isso faz com que seu cão se sinta bem e ainda sinaliza que o que ele fez foi o que você queria.

Conclusão

Todo cão e dono se beneficiarão com o treinamento de obediência . Não só fortalece o vínculo entre o dono e o cão, mas também torna o cão muito mais fácil de manter sob controle, o que pode melhorar muito a segurança em muitas situações. Cães obedientes ouvem bem e podem ser confiáveis ​​em qualquer situação, tornando-os muito mais seguros para si próprios e para as pessoas ao seu redor.